Ícone do site Repórter Nordeste

Vilela diz que queda do FPE fez Alagoas ultrapassar limite fiscal

A nota técnica- emitada pelo secretário da Fazenda, George Santoro- mostrando queda de receita e aumento de despesa no Governo Teotonio Vilela Filho (PSDB) é respondida- pelo ex-governador- como mudança de cenário federal. A informação foi repassada ao blog do jornalista Ricardo Mota.

De acordo com Vilela, em referência à Lei de Responsablidade Fiscal (que ultrapassou em 49% os limites com gasto de pessoal), isso aconteceu porque o aumento da Polícia Militar, em 2013, ao ser concedido, esperava-se que houvesse queda na receita do Estado. A frustração do Fundo de Participação dos Estados (FPE) foi de R$ 170 milhões. “Foi isso que quebrou toda a nossa montagem para a concessão do aumento da PM. Mas eu não me arrependo da decisão tomada naquele período do meu governo”, disse o ex-governador.

E a respeito dos débitos de R$ 391 milhões, deixados ao Governo Renan Filho (PMDB)? Seriam pagos a partir da arrecação de janeiro de 2015.

“Tanto isso é verdade que no dia dez de janeiro as dívidas foram quitadas, inclusive os empréstimos consignados dos servidores públicos”.

Sair da versão mobile