Repórter Nordeste

Vigilância Sanitária libera venda de gelo em 13 fábricas

Treze fábricas de gelo foram inspecionadas durante esta semana, para se verificar a qualidade de um produtos mais consumidos no carnaval. Segundo a Vigilância Sanitária Estadual, as fábricas de Marechal Deodoro, Piaçabuçu, Messias, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira produzem gelo dentro dos padrões- não oferecem risco à população.

Para comprovar a qualidade do gelo fabricado, foram analisados os alvarás de funcionamento, a procedência da água utilizada como matéria-prima, a condição do maquinário e o nível de higiene dos estabelecimentos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, “em algumas fábricas foram detectadas não conformidades com a legislação vigente, a exemplo da falta de manuais de procedimentos. Nestes casos, os fiscais da Vigilância Sanitária Estadual estipularam um prazo de 30 dias para que os proprietários das fábricas de gelo regularizem  conforme determina a Anvisa”, disse a secretaria.

Para que o gelo comercializado tenha qualidade, ele deve ser fabricado com água tratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) ou captada de poços artesianos inspecionados. A manipulação da água não pode ser manual, bem como o envase do gelo, e todo o local da fabricação deve ser mantido sob rígido controle de higiene.

Sair da versão mobile