BLOG

Versão da Prefeitura sobre esgoto em praia é diferente da BRK

As galerias de água da chuva estão sob a responsabilidade da Prefeitura de Maceió. Mas, e o esgoto que corre por estas galerias? Quem deve pagar a conta?

A Prefeitura responsabiliza a BRK Ambiental. Técnicos constataram falta de manutenção e sobrecarga do esgotamento, transbordando os poços: “os poços de visita estavam acima da sua capacidade com gordura em todo interior, causando assim a obstrução”.

E segue o fio: “Devido à obstrução dos poços, os resíduos foram diretamente para a rua e, consequentemente, para a rede de drenagem, que recebe as águas da chuva. Na sequência os resíduos seguem para a estação elevatória, o que ocasiona a mistura de esgoto e águas pluviais”.

A versão da BRK é diferente: não era para existir esgoto correndo por galerias que deveriam receber água da chuva e as três estações de tratamento funcionavam normalmente no instante do transbordamento.

Os dois lados não devem se entender, mas, cá entre nós: sabemos que parte deste problema existe porque há prédios na orla de Maceió que há anos despejam esgoto nas galerias pluviais. IMA, Polícia Federal, Ministério Público Federal, Prefeitura de Maceió e Governo de Alagoas até hoje não revelaram quais os responsáveis pela sujeira que deve seguir como está.

SOBRE O AUTOR

..