Ícone do site Repórter Nordeste

Vendilhões oram pelo STF e Bolsonaro esconde dados sobre Covid-19

Pastores de igrejas neo pentecostais fizeram, ao lado de Jair Bolsonaro, orações direcionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.

“Vamos aqui fazer algumas orações. Vamos orar pelo Brasil, vamos orar pelo Supremo Tribunal, pelo Congresso Nacional, pelo povo brasileiro e depois uma oração especial para o presidente”, disse Malafaia, na transmissão. “Esse país aqui não vai ser Venezuela, não vai ser destruído por ninguém, não vai falir”, completou o pastor, segundo o Yahoo.

Horas depois, o Ministério da Saúde – pela terceira vez consecutiva- adiava a divulgação de dados sobre a pandemia. E agora omite o número geral de casos e óbitos no boletim repassado na noite desta sexta (5), segundo também o Yahoo:

Diferentemente do que vinha fazendo até a quinta (4), o ministério divulgou apenas os números registrados no dia. A apresentação desta sexta tem apenas os 1.005 óbitos, 30.830 casos e 11.977 recuperados nas últimas 24 horas, acompanhados dos números estaduais do mesmo período.

No modelo antigo, o ministério mostrava os dados acumulados de óbitos, casos confirmados e recuperados, além de casos em acompanhamento, óbitos em investigação e óbitos que aconteceram nos últimos três dias.

O motivo foi revelado pelo próprio Bolsonaro: “Acabou a matéria do Jornal Nacional”. Ou seja: evitar que os números sejam divulgados nos telejornais noturnos.

O ministro do TCU, Bruno Dantas, quer organizar a bagunça, diz o Correio Braziliense:

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), publicou nas redes sociais nesta sexta-feira (5/6), que está cogitando propor ao TCU e aos tribunais estaduais que eles mesmos consolidem dados locais sobre o novo coronavírus para divulgar diariamente, até as 18h.
“Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da covid-19, as instituições devem ajudar. Cogito propor ao @TCUoficial e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais  para divulgação diária até 18h”, escreveu.
Sair da versão mobile