Uncisal: Estudantes e professores protestam nas ruas do Centro

Foi um recado direto ao governador Paulo Dantas.

Professores e estudantes se uniram em protesto pelas ruas do Centro da capital. Pediam ao governador as nomeações dos professores concursados com dedicação exclusiva do ciclo 2023; as progressões (20h para 40h) e a concovação dos aprovados no último processo seletivo para preenchimento de vagas nos cursos da instituição.

O Sindicato dos Médicos estava no ato.

“Faz algum tempo que alunos e docentes tentam viabilizar essas demandas, mas esgotadas todas as tentativas, não houve sucesso, daí o protesto”, disse a presidente do Sinmed, Sílvia Melo, enfatizando a importância da luta pela qualidade do ensino médico.

De acordo com o residente Rodrigo Felix, da Liga de Mastologia da Uncisal, houve uma tentativa do governo em dispersar a manifestação, ao publicar nas redes sociais da faculdade uma postagem sobre suposto entendimento entre o governador Paulo Dantas e o reitor da Uncisal Henrique Costa. Na postagem é dito claramente que houve atendimento dos principais pontos da pauta. “Foi uma estratégia para evacuar nosso protesto, mas nada foi publicado no Diário Oficial, então não recuamos”, argumentou o líder estudantil.

Segundo ele, o que aconteceu foi apenas o despacho do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de medicina e enfermagem. Ou seja, ainda falta a homologação. “Além disso, o governador sequer apresentou solução para outros itens da pauta, como a questão das 40 horas e o regime de dedicação exclusiva. Portanto, o problema da escassez de professores vai persistir, afinal, PSS tem caráter temporário,” lamentou.

.