Triatleta morre após ser atropelado por ônibus

O delegado Rodolfo Waldeck, titular da 14ª DP (Leblon), confirmou na tarde desta terça-feira que as imagens registradas pela câmera do ônibus da Linha 433 (Leblon X Vila Isabel) mostram o momento em que o triatleta Pedro Nikolay foi atropelado. Segundo o delegado, no entanto, as cenas estão escuras e com pouca nitidez, por isso não foi possível identificar se o coletivo avançou o sinal. Ainda de acordo com o Waldeck, no momento do acidente a câmera interna do coletivo mostra que o motorista não esboça nenhuma expressão, o que indicaria que ele realmente não percebeu o atropelamento. A trocadora do coletivo é esperada para prestar depoimento.

O motorista Onofre Marques dos Santos, suspeito de atropelar e matar o dentista e triatleta Pedro Nikolay, de 31 anos, na manhã desta terça-feira, em Ipanema, depôs nesta tarde. Ele chegou por volta das 16h20m e negou que tenha avançado o sinal no cruzamento da Avenida Vieira Souto e Rua Henrique Dumont. Em depoimento ele disse que não percebeu que havia atropelado uma pessoa. Acompanhado de um representante da Viação Vila Isabel, onde trabalha, o motorista contou que parou no sinal, que estava fechado, e só voltou a andar depois que ele abriu. Segundo site da Secretaria municipal de Transportes, o ônibus que atropelou Nikolay registrou 19 multas nos últimos dois anos: cinco são por excesso de velocidade, sete por transitar fora da faixa exclusiva criada pela prefeitura para os coletivos, duas por avanço de sinal e uma por estacionar em local proibido.

O ônibus também tem duas multas administrativas, dadas pela secretaria para a Transportes Vila Isabel, por não informar o real infrator responsável pelas autuações. Há ainda duas multas por usar o ônibus para bloquear via pública. Ainda de acordo com o site da secretaria, as multas por avanço de sinal foram na aplicadas na esquina das Ruas Visconde de Pirajá e Teixeira de Mello, e na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Do total de infrações, nove foram pagas pela empresa, três ainda estão com recurso em análise, duas foram alvo de notificação da empresa e uma teve o recurso indeferido. Outras quatro multas aparecem com o status de inadimplente, com bloqueio do veículo no Detran.

A polícia já periciou o ônibus da linha 433 (Leblon x Vila Isabel) e recebeu as imagens do circuito interno do veículo. O delegado disse que aguarda as imagens de outro ônibus, que trafegava logo atrás do que se envolveu no atropelamento. Ele espera ainda o depoimento de uma senhora que teria visto o momento exato do acidente.

— As imagens que obtivemos até agora não flagraram o instante em que a vítima foi atropelada. O depoimento dessa senhora seria fundamental para esclarecer o caso — disse o delegado, fazendo um apelo para que a testemunha compareça à delegacia.

As informações são do O Globo

 

.