BLOG

Transfobia: Lanna Hellen foi algemada pela PM, posta em viatura e presa em cela com 2 homens; advogada pedirá prisão de segurança de shopping

Os advogados de Lanna Hellen, Rayanni Albuquerque e José Carlos de Oliveira Ângelo, vão pedir para a Justiça a prisão do segurança do Shopping Pátio. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o instante em que ele imobiliza Hellen, impedida de usar o banheiro feminino. Indignada, ela subiu em uma das mesas na praça de alimentação, quando foi detida.

A PM foi chamada e algemou Lanna (configurando crime de abuso de autoridade), posta em viatura e levada para a delegacia, onde ficou por alguns minutos em uma cela com dois homens. O shopping abriu boletim de ocorrência contra ela por crime de desobediência.

“Cabe o pedido de prisão, mas depende do entendimento do juiz que pode conceder que ele responda ao processo em liberdade. Ele será intimado, terá de apresentar defesa, mas há possibilidade grande que ele responda em liberdade. O juiz analisa toda a situação, se ele é primário, se tem bons antecedentes, residência fixa. A chance é grande dele responder em liberdade”, explicou a advogada.

Os seguranças serão acusados de racismo. Após decisão do STF, o crime de transfobia é inserido na lei de racismo.

“O BO já foi feito, daremos entrada na ação reparatória de dano moral e acompanharemos a ação criminal pertinente ao racismo”, explicou Albuquerque.

“O shopping tem responsabilidade objetiva. A ação indenizatória é contra o shopping. E a questão da prisão é de quem praticou o ato”.

O assunto repercutiu no mundo. Ficou entre os assuntos mais vistos no twitter, neste sábado.

A Polícia Civil investiga o caso mas ainda não se posicionou.

SOBRE O AUTOR

..