Ícone do site Repórter Nordeste

Tortura de delegados: Conselho de Segurança adia decisão

A decisão sobre sanções administrativas que o Conselho Estadual de Segurança (Conseg) pode aplicar a um grupo de policiais civis – entre eles os delegados João Mendes e Osvanilton Adelino de Oliveira – foi adiada. Um pedido de vistas feito pelo conselheiro Evilásio Soriano, representante da Assembleia Legislativa no Conseg, transferiu a decisão para a próxima reunião, no dia 2 de julho.

As informações são da Gazeta de Alagoas.

Exceto o delegado João Mendes, Osvanilton e os agentes Círio Mendes Neto, Eliodório Celerino da Silva, Jacinto da Costa e Silva Neto, José Roberto Nunes do Nascimento, Carlos James da Silva Batista e Durvanilson Cavalcante do Nascimento foram condenados pelo crime de tortura em 2009. Essa decisão judicial levou o Conseg a instaurar um procedimento administrativo em abril de 2009.

São três as sanções a que estão sujeitos. O voto do relator, conselheiro Antônio Carlos Gouveia, representante da OAB/AL no colegiado, pode propor a demissão, o arquivamento ou que o Executivo aguarde a decisão do Tribunal de Justiça (TJ) na apelação que o delegado e os policiais fizeram logo depois da condenação.

Sair da versão mobile