BLOG

TJ discute bloquear R$ 1 milhão para reformar unidades de menores

presos

Sem conseguir garantir segurança ou condições de reinserção de jovens infratores na sociedade, a Unidade de Internação de Menores virou uma bomba-relógio na era Renan Filho (PMDB). Semana passada, um jovem de 16 anos foi espancado até a morte, dentro da UIM.

Renan Filho herdou aquilo que virou um problema sem solução no Governo Teotonio Vilela Filho (PSDB). E, agora, em tempos de orçamento cada vez mais enxuto para os poderes, Renan Filho pode ser obrigado a assistir ao bloqueio de R$ 1 milhão das contas do Executivo para pagar uma reforma nas três UIMs.

O assunto está em pauta na 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, no próximo dia 20 (quarta-feira). O relator é o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto. A discussão começa às nove da manhã.

O pedido é do Ministério Público Estadual.

A reforma inclui grampos ou cercas elétricas nos muros; melhoria da iluminação externa e interna; policiamento; formação de uma equipe para se discutir a necessidade de armamento para os policiais atuarem na unidade de internação; capacitação em primeiros socorros e combate à incêndios; troca de portas e janelas; revisão na parte elétrica; instalação de câmeras.

O bloqueio pode ser uma solução radical.

Mas, quem deixou o problema alcançar um nível tão crítico?

Os responsáveis parecem estar em silêncio.

SOBRE O AUTOR

..