Repórter Nordeste

Thereza e Fernando Collor ficam em palanques opostos em Alagoas

A família Collor de Mello está dividida na disputa pela prefeitura da pequena cidade de Atalaia (AL), a 48 quilômetros de Maceió. De um lado, o senador Fernando Collor (PTB) apoia o candidato a prefeito pelo PTB, professor Mano. Do outro, Fernando Lyra Collor (PSD), filho de Pedro Collor e Thereza e sobrinho do senador, tenta ganhar a eleição como vice de Zé do Pedrinho (PSD).

Lyra Collor ganhou um apoio de peso na última semana. Sua a mãe, Thereza Collor, abriu espaços na agenda para reforçar a campanha do filho, algo raro nas eleições em Alagoas. Vinte anos após o impeachment do então presidente Fernando Collor, denunciado por Pedro Collor, a antiga briga de família voltou do passado e rumou pela política.

“Não estou aqui somente por se tratar do meu filho. Se eu não acreditasse no trabalho deles, garanto, não estaria aqui falando para vocês”, disse Thereza nos discursos que incluem corpo a corpo com os eleitores, beijos, abraços e distribuição de autógrafos.

Fernando Lyra Collor é neto do empresário e deputado federal João Lyra (PSD), pai de Thereza Collor. João Lyra é o congressista mais rico do Brasil. A vitória do filho de Pedro Collor é quase uma obrigação, pelo menos para o patrimônio político de seu avô, que não tem herdeiro na política alagoana.

Embora seja o deputado mais rico do país, Lyra, que era cotado para disputar à prefeitura de Maceió, desistiu por enfrentar problemas financeiros em seus negócios. Atualmente, as empresas estão sobre recuperação judicial.

O deputado João Lyra e o senador Fernando Collor sempre estiveram no mesmo palanque desde quando Collor foi prefeito de Maceió, em 1979. Esta será a primeira vez que os dois ficarão em palanques opostos desde então.

Sair da versão mobile