Ícone do site Repórter Nordeste

Sucessor de Lêdo Ivo na ABL será escolhido nesta 5ª

A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai eleger nesta quinta-feira (11), o sucessor de Lêdo Ivo, informa comunicado enviado pela assessoria de imprensa da instituição nesta segunda-feira (8). A votação acontece a partir das 16halácio Petit Trianon, sede da ABL, no Rio.

Ivo morreu de infarto em 23 de dezembro do ano passado, em Sevilha, na Espanha. O poeta e jornalista alagoano era ocupante da cadeira nº 10 da ABL, a mesma em que já estiveram Rui Barbosa, Laudelino Freire, Osvaldo Orico e Orígenes Lessa.

Segundo a nota oficial, há 15 candidatos para a vaga – as inscrições foram abertas em 10 de janeiro. São eles (por ordem de inscrição): Rosiska Darcy de Oliveira, Antonio Cícero, Marcus Accioly, Diego Mendes de Souza, Felisbelo da Silva, José Paulo da Silva Ferreira, Blasco Peres Rego, Mary del Priore, Joaquim Cavalcanti de Oliveira Neto, Carlos Alves Jr., Wilson Roberto de Carvalho Almeida, Cezar Augusto da Silva Batista, José William Vavruk, João Francisco Guimarães e Francisco José da Silva.

Pelo regulamento, vai ser eleito “aquele que conquistar a maioria absoluta dos 38 votos possíveis, em no máximo quatro escrutínios”, diz o comunicado. E o texto prossegue: “De acordo com os Estatutos da ABL, se a cada escrutínio nenhum dos candidatos conquistar os 20 votos necessários, serão feitos no máximo mais três outros, até que se tenha um vencedor”.

Se, a essa altura, não houver um ganhador, “a diretoria da Academia declarará vaga a cadeira, e os candidatos em potencial, independentemente de serem os mesmos ou não, terão um mês para se inscreverem. Passado esse tempo, será marcada uma nova eleição para dois meses depois, seguindo o mesmo protocolo da anterior”.

FHC
No dia 27 de março, Fernando Henrique Cardoso oficializou em carta sua candidatura a uma cadeira de imortal ABL. Na ocasião, a carta foi entregue pessoalmente, em nome do ex-presidente do Brasil, pelo imortal Celso Lafer, em reunião da instituição.

A cadeira de número 36, para a qual FHC se candidata, era ocupada pelo jornalista e escritor paulista João de Scantimburgo, que morreu em 22 de março.

A carta de candidatura foi entregue por Lafer, ex-chanceler e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo do PSDB, ao secretário-geral da academia, Geraldo Holanda Cavalcanti. Ele substitui temporariamente funções da presidente da ABL, a escritora Ana Maria Machado, que está em viagem ao exterior.

Segundo a assessoria de imprensa da ABL, a única candidatura apresentada até a noite desta quarta-feira (27) foi a de FHC. Há um prazo de 30 dias, a partir desta quarta-feira, para a apresentação de candidaturas. Depois deste prazo, a diretoria da ABL marca em até 60 dias uma reunião para a eleição, em que o novo imortal deve ter a metade mais um dos votos dos atuais imortais para ser eleito para a cadeira.

As informações são do G1

Sair da versão mobile