Ícone do site Repórter Nordeste

Subnotificação da tuberculose preocupa Prefeitura de Maceió

A subnotificação de casos de tuberculose em Maceió levou a Secretaria Municipal de Saúde da capital a fazer reunião com os médicos na semana passada e discutir alternativas com os distritos sanitários (divisões feitas pela Saúde municipal).

Segundo os médicos, muitos dos casos da doença não chegam a ser notificados. Além disso, alguns postos não tem material para a coleta do escarro e um raio X do tórax- que seriam conclusivos para atestar a doença. Pacientes também abandonam o tratamento.

Um exame de raio X demora entre 15 e 20 dias para ficar pronto, quando o resultado deveria ser imediato por causa do contágio da doença.

Boletim epidemiológico emitido na semana passada- da Secretaria Estadual de Saúde- não indicou casos da doença  em Alagoas.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos.

A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

Sair da versão mobile