BLOG

Somos todas Danielles!

Via: Bárbara Rocha / Reprodução do Facebook por afinidade com a problemática levantada e solidariedade às vítimas do machismo.

O assassinato da funcionária Danielle Bispo Santos no Restaurante Universitário/ UFS, na manhã de ontem, deixou a Comunidade Universitária chocada. Lamento muito que para a maioria das pessoas, o motivo do choque seja um assassinato cometido dentro da Universidade Pública, centrando a problemática na falta de segurança no campus.

Pois bem, diante de tantos boatos e suposições, esclareço que a única razão para a morte de Danielle é por ela ser mulher! Seu ex-companheiro foi ao seu local de trabalho com o objetivo de matá-la, para isso ele não precisava pedir licença, estava empenhado em burlar qualquer método de segurança.

Trata-se de uma questão de Violência contra a Mulher. Mais uma mulher foi assassinada por não ter autonomia de sair de um relacionamento, em que o trabalho durante o período noturno colocava em dúvida sua moral perante o marido, reafirmando assim, a ideia de que o corpo da mulher é propriedade do seu companheiro.

Ora, esses sim são motivos de indignação, mais uma mulher foi morta pelo machismo nosso de cada dia, que naturaliza a violência contra a mulher. Com a Danielle, morre um pouco de cada mulher, morre parte dos nossos direitos, da autonomia do nosso corpo e da liberdade para amar.

SOBRE O AUTOR

..