Repórter Nordeste

Site propõe boicote aos produtos da Disney devido a divisão marcante de gêneros

Estado de Minas

A influência dos clássicos da Disney está dando o que falar e traz à tona a criação de personagens estereotipados criados nos contos de fadas. A empresa tem explorado o tema sob novos ângulos em produções recentes como ‘Valente’ , ‘Enrolados’ e ‘Shrek’, que apresentam uma abordagem mais arrojada da mocinha. No entanto, a divisão entre gêneros continua marcante nos produtos da marca. A estratégia gerou protestos do Change.org, que organizou uma petição à produtora questionando a criação de seus produtos, além de propor um boicote às vendas.

Segundo o site, a grife da franquia ‘Os Vingadores’, por exemplo, comercializa camisas com os dizeres “Seja um herói” para os meninos, enquanto os modelos femininos apresentam estampas com as frases, “Eu preciso de um herói” ou “Eu só beijo heróis”. O site também cita que nenhuma das peças é estampada com a Viúva Negra, a única personagem feminina entre os Vingadores. “Isso manda uma mensagem prejudicial sobre quem pode e quem não pode ser um líder neste mundo. Essas camisetas promovem a ideia que homens e garotos são os salvadores, enquanto mulheres e meninas são aquelas que precisam ser salvas”, afirma a petição criada pela organização Miss Representation. “Enquanto a Disney continuar usando estereótipos de gênero para vender seus produtos, compras canceladas ;-)”.

Procurada pelo em.com.br, a assessoria da Walt Disney Pictures Brasil ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Publicidade “sexista”

Recentemente, o Kinder Ovo foi alvo de críticas e taxado de “sexista” por brasileiros nas redes sociais. A marca de chocolate lançou para a Páscoa deste ano versões específicas de ovos de chocolate para meninos e meninas, nas cores azul e rosa, com os dizeres específicos nas embalagens e com brinquedos determinados para cada gênero. Na ocasião, a Ferrero Brasil, fabricante do Kinder Ovo, disse que “em relação aos diferentes pontos de vista sobre o lançamento de Kinder Ovo – Meninos e Meninas, a Ferrero reconhece e respeita a diversidade de opiniões”.

Sair da versão mobile