Estado de Minas
A influência dos clássicos
Segundo o site, a grife da franquia ‘Os Vingadores’, por exemplo, comercializa camisas com os dizeres “Seja um herói” para os meninos, enquanto os modelos femininos apresentam estampas com as frases, “Eu preciso de um herói” ou “Eu só beijo heróis”. O site também cita que nenhuma das peças é estampada com a Viúva Negra, a única personagem feminina entre os Vingadores. “Isso manda uma mensagem prejudicial sobre quem pode e quem não pode ser um líder neste mundo. Essas camisetas promovem a ideia que homens e garotos são os salvadores, enquanto mulheres e meninas são aquelas que precisam ser salvas”, afirma a petição criada pela organização Miss Representation. “Enquanto a Disney continuar usando estereótipos de gênero para vender seus produtos, compras canceladas ;-)”.
Procurada pelo em.com.br, a assessoria da Walt Disney Pictures Brasil ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Publicidade “sexista”
Recentemente, o Kinder Ovo foi alvo de críticas e taxado de “sexista” por brasileiros nas redes sociais. A marca de chocolate lançou para a Páscoa deste ano versões específicas de ovos de chocolate para meninos e meninas, nas cores azul e rosa, com os dizeres específicos nas embalagens e com brinquedos determinados para cada gênero. Na ocasião, a Ferrero Brasil, fabricante do Kinder Ovo, disse que “em relação aos diferentes pontos de vista sobre o lançamento de Kinder Ovo – Meninos e Meninas, a Ferrero reconhece e respeita a diversidade de opiniões”.