Ícone do site Repórter Nordeste

Sindicato dos Jornalistas instala Comissão da Verdade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) instala, na próxima quarta-feira (27), a Comissão da Verdade dos Jornalistas Alagoanos. O jornalista Audálio Dantas também vai lançar, neste dia, o seu mais novo livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, sobre o jornalista assassinado pela ditadura, em 1975.

A comissão vai elaborar um relatório sobre os crimes de violação aos direitos humanos praticados contra jornalistas na ditadura. A Comissão da Verdade do Sindjornal é formada pelos jornalistas Anivaldo Miranda, Edberto Ticianelli, Adelmo dos Santos, Graça Carvalho, Olga Miranda (filha de Jaime Miranda, jornalista alagoano sequestrado em 1975 e desaparecido até hoje) e Valdice Gomes.

No livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, que será lançado na mesma solenidade de instalação da Comissão da Verdade, Audálio Dantas escreve sobre as duas batalhas que o jornalista Vladimir Herzog enfrentou: a primeira, ainda na infância, quando fugiu dos nazistas que haviam invadido a Iugoslávia; e a segunda, já adulto, durante a ditadura militar brasileira, que o mataria em 1975. Segundo Audálio Dantas, o livro é uma tentativa de reconstituir a lembrança um tempo ruim.

Sair da versão mobile