Ícone do site Repórter Nordeste

Seu Nô, o homem das histórias da Mata Norte de Alagoas, morre aos 83

Seu Nô carregava a história da região das matas ao norte de Alagoas. Pedreiro, pescador, escritor. Contador de trancosos. Claudionor Manuel da Silva, 83 anos, lançou em parceria com a filha Rosilania Macedo Silva o livro “Totulé: João e os Monstros”.

A história do menino que não teve medo do bicho e terminou no estômago do monstro é uma das muitas que circula no boca a boca do povo das antigas matas. É daquelas histórias misturadas as de João e Maria; Chapeuzinho Vermelho; Branca de Neve e os 7 anões. A contação e o fundo moral. O pavor brasileiro do fantasma das matas- ainda pouco pesquisadas, salvo nas mãos de Dirceu Lindoso.

Tem ainda a lenda da pedra virada, trancoso mais urbano. A pedra virada é aquela na praia de Pajuçara, em Maceió. Seu Nô recupera a história oral da pedra, hoje um simples nome de restaurante.

Seu Nô se foi. O velório acontece na Central do Previda. O enterro será às 14hs30, no cemitério de Jaraguá. Deixou um pedaço da história em seus livros. Os trancosos do seu Nô ficam conosco. São eternos. E a memória dele também.

Sair da versão mobile