Sesau explica 1a morte por Covid-19 em Alagoas

NOTA SESAU

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem a público prestar importantes esclarecimentos sobre o falecimento na madrugada de segunda-feira (30) de um homem de 64 anos, natural do estado do Acre, em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Foi a primeira morte em decorrência do vírus em Alagoas.

Em relatos descritos pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesau, responsável pela notificação e investigação dos casos suspeitos da Covid-19 em Alagoas, o paciente chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Trapiche, na madrugada do dia 27 de março de 2020, após ter sido encaminhado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), com sintomas de falta de ar (dispneia) e histórico de febre que estava ocorrendo há cinco dias.

Prontamente, o médico plantonista realizou todas as avaliações necessárias. Ao perceber a gravidade da situação, o paciente foi entubado na própria UPA. Graças ao Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento à Covid-19, colocando em prática a montagem de leitos intensivos nas UPAS, dotando os locais com os equipamentos para cuidados aos pacientes que chegassem com suspeitas do novo coronavírus.
Em relação à coleta, o paciente passou pelo procedimento de coletagem ainda no Hospital Geral do Estado (HGE). Posteriormente, a coleta foi encaminhada ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL).

Após análise laboratorial, o resultado divulgado nesta terça-feira (31) testou como positivo para Covid-19 em um único teste feito pelo paciente. Segundo o prontuário médico, o paciente era hipertenso e diabético.

.