Seresteiros da Pitanguinha desfilam em shopping

Os Seresteiros da Pitanguinha fazem parte de uma instituição de utilidade pública estadual e municipal, a Organização Serenata da Pitanguinha. O grupo existe há 17 anos e é formado por profissionais liberais, funcionários públicos, engenheiros, médicos, psiquiatras. Pessoas com idades entre 24 e 84 anos que se uniram em nome do amor à cultura.

Em 2004, os Seresteiros da Pitanguinha construíram com sucesso a primeira edição do Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha, como resultado da parceria com nosso escritório de produção (Sue Chamusca Arte e Assessoria). Em 2013 será realizado o X Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha,  um projeto de grande repercussão no Estado e no Brasil.

O Baile tem o objetivo de resgatar os belos e saudosos tempos em que as prévias e o carnaval movimentavam e enchiam de alegria a capital e o interior do Estado. Em nove edições do Baile nossa estimativa é de um público total com mais de 40 mil pessoas e o envolvimento de aproximadamente 1.300 profissionais. Nossa parceria tem também como frutos três edições do Bailinho, exposições fotográficas e o desfile dos seresteiros pelas ruas do bairro da Pitanguinha.

Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês os seresteiros  saem as ruas do bairro da Pitanguinha cantando choros, sambas, marchinhas e outros genros da autêntica música brasileira. A cada  sábado que antecede o carnaval os alegres senhores e senhoras saem cantando pelas ruas do histórico bairro. Mas no ano passado o desfile mudou de local e passou a ser feito nas ruas da própria Pitanguinha.

O Baile dos Seresteiros assume o compromisso de valorizar personalidades e fatos que marcaram e marcam a cultura de Alagoas.
Dessa maneira, a cada edição têm-se um homenageado. O primeiro deles foi um dos pais da Antropologia brasileira, o pilarense Arthur Ramos (em 2005). Na sequência vieram homenagens ao radialista e compositor Edécio Lopes (em 2006); aos 100 anos de Frevo (em 2007); aos 30 anos da canção Evocação de Alagoas – de Alves Damasceno e Jucá Santos (em 2008); aos 10 anos de desfile dos Seresteiros na avenida (em 2009) e ao Centenário do Mestre Aurélio Buarque de Holanda (em 2010). Em 2011 a grande homenageada foi a atriz (de cinema, teatro e televisão), escritora, artista plástica, cantora lírica e poetisa Anilda Leão.

Fonte: SueChamusca

.