Senadores pressionam STF para julgar denúncia contra Renan

Um grupo de senadores considerados adversários do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai pedir ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para acelerar o julgamento de denúncia contra o peemedebista. Os senadores estão irritados com o que chamam de “ofensiva” de Renan contra o grupo.

A gota d”água foi o envio, pelo presidente do Senado, de petição contra os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberipe (PSB-AP) à Procuradoria-Geral da República na semana passada.

Os dois foram contrários a eleição do peemedebista para o comando da Casa. Randolfe também é considerado “líder” da chamada bancada “ética” do Senado

“Está em curso uma ofensiva contra senadores que são opositores declarados do senador. Vamos procurar o ministro Barbosa para termos uma reposta do Supremo”, disse Randolfe.

O grupo também vai cobrar postura semelhante de Renan em denúncias que envolvam outros senadores, incluindo seus aliados: que todas sejam encaminhadas à procuradoria.

Em fevereiro, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou Renan pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e utilização de documentos falsos.

Por meio de sua assessoria, Renan negou que tenha dado início a uma ofensiva contra o grupo de senadores. O presidente do Senado também disse ser favorável ao julgamento “rápido” das ações que tramitam no STF. “O maior interessado no esclarecimento disso tudo sou eu”, afirmou via assessoria.

Folhapress

2 respostas

  1. O próprio Renan disse que é favorável ao julgamento “rápido” das ações que tramitam no STF, que é o maior interessado no esclarecimento disso tudo.

.