Ícone do site Repórter Nordeste

Segundo helicóptero cai na Síria e atinge avião de passageiros

AFP

Um segundo helicóptero militar caiu em Damasco nesta quinta-feira e atingiu a cauda de um avião comercial que sobrevoava a capital síria. Segundo o Ministério da Informação sírio, cerca de 200 pessoas estavam na aeronave, que conseguiu aterrissar em segurança no aeroporto local. Nenhum dos passageiros sofreu ferimentos.

“O helicóptero atingiu a calda do avião… A torre de comando do aeroporto internacional de Damasco confirmou que a aeronave conseguiu pousar com segurança e que todos os passageiros estão em boas condições”, disse o governo, em um comunicado divulgado pela TV estatal Suriya.

Autoridades não divulgaram a causa da queda do segundo helicóptero e se os militares que estavam dentro dele sobreviveram à queda. Mais cedo, outro helicóptero militar caiu no subúrbio de Douma, a sudeste de Damasco. Mohammad Said, um ativista baseado na cidade, disse que aviões de combate MiG e helicópteros de artilharia estiveram sobrevoando a área antes da queda do helicóptero.

“Escutamos várias explosões e disparos, e minutos mais tarde nos disseram que um helicóptero havia caído”, disse Said, falando via Skype e acrescentando que a aeronave caiu em um distrito conhecido como Tal Kurdi, perto de uma fábrica de artigos domésticos.

O governo tem usado cada vez mais helicópteros e aviões em sua luta contra a rebelião popular de 18 meses. Rebeldes disseram anteriormente que têm derrubado helicópteros, mas o regime do presidente Bashar al-Assad tem atribuído as quedas a problemas mecânicos.

Combatentes rebeldes têm cada vez mais atacado aviões e helicópteros que o ditador tem usado para esmagar redutos da oposição. Um helicóptero foi derrubado nos arredores de Damasco, em 27 de agosto. Três dias depois combatentes da província de Idlib disseram ter derrubado um avião de combate, perto da fronteira turca. Rebeldes também lançaram ataques terrestres em bases da força aérea no norte e no leste da Síria para tentar conter o poder militar do ar.

Sair da versão mobile