Ícone do site Repórter Nordeste

SEE entrega escola sem cadeiras aos alunos

A Secretaria Estadual de Educação e Esportes entregou ontem as obras de reforma de duas escolas no Litoral Norte de Alagoas: uma em Passo do Camaragibe (Ambrósio Lira) e outra na Barra de Santo Antônio (Sebastião Felisberto). Foram as duas primeiras unidades entregues até agora, das sete contempladas, na região Norte, com o decreto emergência administrativa no setor da educação, informa a Gazeta de Alagoas.

A primeira reforma a ser inaugurada foi a da Escola Estadual Ambrósio Lira. O prédio histórico, construído em 1921, passou ainda por uma restauração, conservando os traços arquitetônicos originais. Foram recuperadas todas as sete salas de aula e promovidas adaptações para a acessibilidade de pessoas com deficiência física.

As aulas, iniciadas em fevereiro, tiveram de ser suspensas e só foram retomadas agora. Segundo a coordenadora de ensino da 10ª Coordenadoria (10ª CRE), Josenilda Monteiro, houve dificuldades para se encontrar um prédio que abrigasse a escola temporariamente. Em função disso, aconteceu uma grande evasão escolar. Segundo a diretora da unidade, Janecleide Santos, muitos estudantes migraram para a rede municipal, inclusive de cidades vizinhas, a exemplo de São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Mas, a escola está sem carteiras escolares.

Não é o único problema, logo após o Ministério da Educação mostrar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)- o mais baixo do Brasil.

Na escola Rosalvo Lôbo, em Maceió, os alunos estudarão em tendas na próxima terça-feira. Isso porque o teto da escola caiu no início do ano, mas as obras só devem ser concluídas no início de 2013. Os equipamentos serão armados na escola estadual Théo Brandão.

Sair da versão mobile