SEE entrega escola sem cadeiras aos alunos

A Secretaria Estadual de Educação e Esportes entregou ontem as obras de reforma de duas escolas no Litoral Norte de Alagoas: uma em Passo do Camaragibe (Ambrósio Lira) e outra na Barra de Santo Antônio (Sebastião Felisberto). Foram as duas primeiras unidades entregues até agora, das sete contempladas, na região Norte, com o decreto emergência administrativa no setor da educação, informa a Gazeta de Alagoas.

A primeira reforma a ser inaugurada foi a da Escola Estadual Ambrósio Lira. O prédio histórico, construído em 1921, passou ainda por uma restauração, conservando os traços arquitetônicos originais. Foram recuperadas todas as sete salas de aula e promovidas adaptações para a acessibilidade de pessoas com deficiência física.

As aulas, iniciadas em fevereiro, tiveram de ser suspensas e só foram retomadas agora. Segundo a coordenadora de ensino da 10ª Coordenadoria (10ª CRE), Josenilda Monteiro, houve dificuldades para se encontrar um prédio que abrigasse a escola temporariamente. Em função disso, aconteceu uma grande evasão escolar. Segundo a diretora da unidade, Janecleide Santos, muitos estudantes migraram para a rede municipal, inclusive de cidades vizinhas, a exemplo de São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Mas, a escola está sem carteiras escolares.

Não é o único problema, logo após o Ministério da Educação mostrar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)- o mais baixo do Brasil.

Na escola Rosalvo Lôbo, em Maceió, os alunos estudarão em tendas na próxima terça-feira. Isso porque o teto da escola caiu no início do ano, mas as obras só devem ser concluídas no início de 2013. Os equipamentos serão armados na escola estadual Théo Brandão.

.