Ícone do site Repórter Nordeste

Secretários de Rui Palmeira falam de seus desafios

A nova secretária de Finanças de Maceió, Renata Fonseca, disse que as contas da Prefeitura da capital estão “truncadas” e com dados “inconsistentes”. Ela disse ainda não ter acesso a um disgnóstico geral da pasta.

De acordo com ela, informações solicitadas à equipe de transição do ex-prefeito Cícero Almeida (PSD) não foram entregues. E admitiu que estuda alterar a lei orçamentária anual, ainda não aprovada pela Câmara de Vereadores.

As declarações foram dadas na posse dos secretários, na Associação Comercial, bairro de Jaraguá. O anfitrião do ato foi o prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Cada secretário colocou seu desafio nas suas áreas.

O médico oftalmologista João Marcelo Lyra vai comandar a saúde e quer humanizar e ampliar o acesso ao atendimento, modernizando a gestão. “Minha equipe está focada. Realizamos reuniões periódicas. Fizemos um workshop com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, modelo de gestão pública. Vamos capacitar e valorizar os servidores. A atenção básica será nossa prioridade”.

No ano que antecede a Copa do Mundo no Brasil, o secretário municipal deEsporte e Lazer, Pedro Vilela, confirma que transformar Maceió em centro de treinamento está na pauta, mas diz que a urgência é levar o lazer para a periferia em forma de atividade física, seja investindo em infraestrutura ou em competições. “Já me reuni com o ministro do Esporte, o Aldo Rabelo, e ele está empenhado em ajudar Maceió. Vamos unir esforços para beneficiar a juventude e afastá-la das drogas. O esporte vai ganhar outra dimensão nesta gestão. Será um meio de inclusão social”.

Ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dorea disse que já não pensava em voltar à vida pública, mas o desafio a provocou e o convite foi aceito. “Assumir a Secretaria Municipal de Educação é um desafio que chega a ser provocação. Resisti, mas acabei convencida. Acredito que posso colaborar com a experiência, colocar mais crianças na sala de aula e elevar o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] de Maceió. Esta vai ser minha prioridade. Vamos fazer um planejamento estratégico, buscar recursos federais e junto com a equipe técnica melhorar o indicador”.

A secretária municipal de Turismo, Cláudia Pessoa, é a única remanescente da gestão do ex-prefeito Cícero Almeida (PSD). Indicada pelos empresários da área, ela segue para o nono ano de gestão. “O trabalho vai continuar articulado com o governo do Estado e o governo federal”.

Ela conta que vai incentivar ações de grupos da cultura negra e tentar tirar do papel o projeto antigo da “Estação Cultural de Jaraguá”, para promover os folguedos. “Também vamos trabalhar a sensibilização turística na rede de ensino”, anunciou, dizendo que pretende cobrar a construção do marco turístico de Maceió, obra do governo do Estado, no antigo Clube Alagoinha, na Ponta Verde.

As informações são da Gazeta de Alagoas

Sair da versão mobile