Seca revelou pegadas de dinossauros preservadas há mais de 110 milhões de anos

O estado do Texas, nos Estados Unidos, está passando por uma das maiores secas registradas em sua história. No entanto, mesmo com essa adversidade, há uma descoberta surpreendente para os moradores da região. Devido à seca das águas locais, foram encontradas novas pegadas de dinossauros no Dinosaur Valley State Park, datadas de aproximadamente 110 milhões de anos.

Dentro do parque, é possível encontrar várias marcas das patas de sauropodes e terópodes, que eram animais gigantescos capazes de pesar mais de 40 toneladas. Por esse motivo, o parque tem se tornado um ponto de encontro para os entusiastas desses enormes répteis que caminharam sobre a Terra.

O Dinosaur Valley State Park é o lar do agora praticamente seco rio Paluxy, que costumava ser a principal atração para os turistas, que iam até a reserva para pescar, nadar e praticar caiaque.

Paul Baker, gerente do parque, relatou em entrevista à CNN que nunca tinha presenciado tantas pegadas de dinossauros antes. Além de limpar e mapear as pegadas encontradas no local, ele também é responsável por essas tarefas.

Glen Kuban, responsável por escrever sobre as pegadas encontradas, tem como objetivo ampliar as buscas e estudos das marcas em duas áreas, incluindo aquelas que anteriormente estavam escondidas pela lama e pela água.

Ele destaca que, mesmo quando o rio está seco, as trilhas costumam estar cobertas por grandes quantidades de cascalho, areia e lama seca. Portanto, muitos voluntários dedicam vários dias, ou até semanas, para remover os sedimentos que cobrem e preenchem as trilhas.

.