Ícone do site Repórter Nordeste

Seca chega à região metropolitana de Recife

Os estragos provocados pela seca em Pernambuco já deixaram 129 municípios em situação de emergência nas regiões do Sertão, Agreste e da Zona da Mata. Mas a estiagem também afeta a população da Região Metropolitana do Recife. Em Moreno , o Rio Jaboatão está quase seco. Na barragem que abastece a cidade, a profundidade é inferior a um metro e, com isso, o racionamento de água aumentou, conforme mostra reportagem do NETV 2ª Edição desta quinta-feira (03).

O ano de 2013 começou com os moradores olhando para o céu e armazenando água nas portas de casa. “Algumas pessoas estão carregando água a pé, procurando as cacimbas. Infelizmente algumas cacimbas do nosso bairro secaram. Quando seca, o trajeto fica mais longo”, contou o mototaxista Salatiel Vicente, morador da comunidade de Nossa Senhora de Fátima.

Em dezembro de 2012, o racionamento era de 36 horas, dois dias e meio sem um pingo d’água nas torneiras. Para piorar a situação, os moradores disseram que, nos últimos 15 dias, o abastecimento foi suspenso. Para não ficarem sem água, eles precisam procurar nas cacimbas ou pagar por um carro-pipa.

Na estação da Compesa, perto da BR-232, o diretor regional da companhia, Rômulo Aurélio, afirmou que menos da metade da capacidade da barragem está com água. Ele contou que, se não chover nos próximos dias, todo o abastecimento na cidade pode ficar comprometido, pois diferente de outros municípios, Moreno depende apenas do Rio Jaboatão.

“Se não chover, a tendência é que a gente amplie a questão do rodízio, a frequência do atendimento. Hoje estamos com 36 horas sem [água] e esse calendário pode se estender, a depender do que a gente consiga captar do rio”, informou o diretor.

As informações são do G1

Sair da versão mobile