Seca castiga cidades de Alagoas; Belo Monte sem chuva há nove meses

No Nordeste, a seca traz reflexos também no Piauí. São 96 municípios sem água, com lavouras perdidas em feijão e milho

Até este domingo, treze cidades de Alagoas decretaram situação de emergência por causa da seca- a pior dos últimos dez anos. Em Belo Monte, a espera pelo decreto de emergência afeta a zona rural. Quem depende da agricultura, vê a lavoura secar ou a água acabar.

Em Belo Monte, não chove há quase nove meses. 90% dos açudes e barreiros secaram ou estão prestes a secar. Como mais de 50% da população da cidade vive na zona rural, depende da agricultura para sobreviver.

No Povoado Telha, não chega água encanada. As casas têm cistenas, mas como a estiagem é prolongada, elas estão quase secas. O estoque deve durar uma semana.

O município decretou emergência no final de abril, mas este pedido ainda não foi homologado.

“Tá com uns quinze dias que a operação foi suspensa. A última vez que ele enivou disse que faltava”, disse o secretário de agricultura, Ronildo Gonçalves, sobre a operação Carro Pipa.

No Nordeste, a seca traz reflexos também no Piauí. São 96 municípios sem água, com lavouras perdidas em feijão e milho. A economia das cidades está afetada. No Nordeste, mais de 500 cidades decretaram situação de emergência.

.