Sebrae Alagoas prepara novas ações para atender aos empreendedores da cadeia produtiva do leite e seus derivados

Introdução ao uso da energia fotovoltaica em laticínios e na produção de leite é um dos temas previstos na agenda de atividades da UCD

Kelmenn Freitas – Savannah Comunicação Corporativa

A Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas prepara novas ações para atender aos empreendedores da Cadeia Produtiva do Leite e seus Derivados no estado. No final de julho, a UCD planeja duas atividades mais pontuais, com foco em fontes de energia alternativa: um webinar sobre o uso da energia fotovoltaica em laticínios e na produção de leite, e um encontro de negócios virtual entre os produtores e as empresas que oferecem esse sistema de energia.

“A ideia é facilitar a vida dos empreendedores interessados em implantar um sistema de energia via captação da luz solar, mas que ainda não sabem como fazer isso”, explica o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes. Ele explica que os links para acesso aos dois eventos serão divulgados em breve.

Fontes destaca que a cadeia produtiva do leite e derivados atua principalmente no apoio aos produtores do leite e aos laticínios. Em relação aos laticínios, são várias frentes de atuação do Sebrae Alagoas, que apoia o empresário desde à ideia inicial, de quando o empreendedor ainda está com a intenção de implantar o laticínio, até chegar ao mercado, passando pela gestão do empreendimento; ou mesmo quando ele já tem um laticínio, informal e quer regularizar; ou ainda quando ele quer ampliar, fazer uma reforma.

“Quanto à implantação, reforma, ou regularização de laticínios, nós cuidamos da elaboração dos projetos e toda a documentação necessária para dar entrada no serviço de inspeção desejado pelo empresário, como o Serviço de Inspeção Municipal, Serviço de Inspeção Estadual e Serviço de Inspeção Federal”, revela o analista.

Já a melhoria dos processos proporciona ao empreendedor mais eficiência dos processos da empresa, maior controle e monitoramento do processo produtivo. Outras ações voltadas aos laticínios são:

– Melhoria de Processos e Produtos de Alimentos, onde é possível melhorar a formulação de produtos e processos a partir das fichas técnicas desenvolvidas;

– Apoio ao desenvolvimento de rótulos ou adequação dos rótulos existentes à legislação;

– Atendimento à legislação, como por exemplo no inventário de gases de efeito estufa, referente às questões ambientais;

– Implantação de programas voltados à segurança do alimento, de modo a garantir que os alimentos sejam seguros sob os pontos de vista dos perigos químicos, físicos e biológicos.

Produtores de leite

Oferecer boas práticas na pecuária de leite também é uma das consultorias disponibilizadas pelo Sebrae para os produtores de leite de Alagoas. “Com esta consultoria o produtor recebe uma assessoria completa para a sua propriedade e o objetivo é fazer com que o produtor ganhe mais dinheiro. É realizado um diagnóstico para identificar as potencialidades e limitações da propriedade, e um planejamento estabelecendo metas sobre onde, quando e quanto se quer chegar”, explica Fontes.

O produtor de leite também recebe acompanhamento mensal de um zootecnista e de um veterinário, para poder implementar o planejamento. “Além disso, o produtor é orientado sobre como anotar as despesas, receitas, os eventos zootécnicos, bem como analisar os indicadores de desempenho da atividade, para uma tomada de decisões mais técnica”, completa.

A fertilização in vitro (FIV) também compõe a lista de consultorias tecnológicas com foco na elevação da produção e produtividade do rebanho. Entre os benefícios desse trabalho estão a aceleração do melhoramento genético do rebanho, intervalo menor entre coletas, aproveitamento de fêmeas mais novas ou mais velhas, que não suportariam uma gestação, e ainda uma qualidade superior dos animais nascidos.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *