Ícone do site Repórter Nordeste

SE: em família de prefeitos, candidato deixa disputa contra tio

A cidade de Simão Dias (SE), a cerca de 100 km de Aracaju, já foi governada por duas gerações da família Valadares, e poderia chegar à terceira em 2012, mas o candidato que tornaria isso possível desistiu. Antonio Valadares Santana (PPS), o Toinho Valadares, inscreveu sua candidatura, mas anunciou nesta semana que vai se retirar da disputa para evitar problemas familiares. Isso porque seu tio, José Matos Valadares (PSB), é candidato a um quarto mandato no município.

As informações são do Terra.

A primeira vez em que Zé Valadares, como é conhecido o tio, se elegeu, foi em 1973. Antes disso, seu irmão, o hoje senador Antônio Carlos Valadares, ocupara o executivo de 1966 a 1969. O pai dos dois, Pedro Almeida Valadares, foi o primeiro da família a chefiar a prefeitura, por um mandato, a partir de 1959. A mãe, Josefa Matos Valadares, sentou-se na mesma cadeira alguns anos depois dos filhos, entre 1989 e 1993. Simão Dias, no extremo oeste do Sergipe, tem 38,7 mil habitantes.

Segundo o candidato do PSB, seu sobrinho desistiu após um apelo da mãe e da avó ex-prefeita, hoje com 90 anos, que teriam argumentado que “não ficava bem os familiares disputarem”. Zé Valadares diz que se dá bem Toinho. “Ele se candidatou porque achou que eu não queria (disputar), mas eu quis e aí ele voltou atrás”, afirma. O tio ocupou a prefeitura de 2000 a 2008, no segundo e terceiro mandatos, deixou a vaga por quatro anos para o correligionário Denisson Déda, e decidiu agora buscar uma quarta chance.

A candidatura de Toinho Valadares, segundo o presidente do PPS, Eliezer Ribeiro de Santana, ainda está valendo, uma vez que o pleiteante a prefeito não oficializou a saída da campanha. “Vamos continuar tendo candidato. Era para ser eu, mas aí ele (Toinho) quis entrar e a gente lançou a candidatura própria. Se ele sair, está todo mundo dizendo que eu devo entrar e o vice (José Humberto Fonseca) continuar como vice, mas posso inverter também e ele (Fonseca) fica como cabeça de chapa”, diz.

Além do tio e do sobrinho, a disputa pelo executivo de Simão Dias tem um terceiro candidato, Marival Santana, do PSC. Enquanto Toinho não oficializa a saída da disputa, a terceira geração de Valadares políticos é representada por Antônio Carlos Valadares Filho, deputado federal pelo segundo mandato consecutivo e candidato na capital sergipana pela mesma sigla dos outros parentes – à exceção do primo

Sair da versão mobile