Repórter Nordeste

Saias para homenagear jornalista gay morto

Crédito: Reprodução/TV Anhanguera

Blog LGBTudo – Diogo Carvalho

O corpo do jornalista goiano e militante LGBT Lucas Fortuna foi sepultado na tarde desta quarta-feira, em Santo Antônio de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia. Em homenagem a Lucas, amigos e familiares, inclusive o pai de Lucas, usaram saia durante o velório e o enterro.

“Ele participou de vários encontros de comunicação e levantou a discussão do gênero (masculino e feminino) dentro desses espaços. Na defesa dessa bandeira, ele começou a ir aos encontros usando saia. Essa homenagem foi para que as saias dele continuem rodando”, disse Isabela Daruska, irmã do jornalista, à imprensa goiana na tarde desta quarta.

Recompensa

Lucas, 28 anos, Ele foi encontrado morto em uma Praia de Calhetas, Litoral Sul de Pernambuco, na manhã do último domingo (18). O Disque-Denúncia Pernambuco divulgou, nesta quarta-feira, que vai oferecer recompensa de R$ 3 mil para quem repassar informações sobre a morte do jornalista. As denúncias podem ser feitas através do site do Disque-Denúncia, onde as pessoas podem, inclusive, enviar fotos e vídeos. Por telefone, o número para ligações feitas na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte é o 3421-9595. Já para o interior do estado, o contato deve ser feito pelo (81) 3719-4545. O Disque-Denúncia dá garantia de anonimato.

Homofobia

A funcionária pública Elaine Gonzaga, amiga de Lucas, acredita que a homofobia motivou o crime: “A gente tem certeza que é uma questão homofóbica”. Segundo ela, a identidade de Lucas estava rasgada ao meio. “Para mim, o mais importante não é descobrir quem o matou, mas sim que os ideais que ele defendia, como a liberdade de expressão e respeito aos homossexuais, continuem vivos”, disse o pai, Avelino Mendes Fortuna.

Sair da versão mobile