BLOG

Rui vai vender os 8 mercados públicos de Maceió até final de 2020

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) quer vender os 8 mercados públicos de Maceió até o final do seu mandato, no próximo ano.

A proposta inclui o Mercado Popular, no Centro da capital, organizado após as obras do VLT na antiga Feira do Passarinho; o Mercado de Jaraguá, no bairro histórico do mesmo nome e que atrai turistas e moradores de Maceió por causa de comidas típicas nordestinas; o Mercado do Artesanato, também no Centro que, apesar os investimentos de artistas populares, está fora do roteiro de visitas do trade turístico por conta da degradação de outro mercado, o da Produção, ao longo dos anos.

3 destes mercados (Popular, Produção e Artesanato) estão localizados em regiões favelizadas, de prostituição infanto-juvenil (com programas que chegam a custar R$ 10 em pequenos quartos próximos e funcionando como motéis improvisados) e dominadas por milicias que oferecem segurança em troca de pequenos favores, como a execução de drogaditos e assaltantes.

Os mercados do Tabuleiro, Jacintinho, Benedito Bentes e Bebedouro também serão entregues à iniciativa privada.

O vereador Francisco Sales propõe que estes mercados não sejam postos à venda, mas sejam administrados em parceria com a iniciativa privada. Uma audiência pública na sexta-feira, na Câmara, vai discutir o tema.

SOBRE O AUTOR

..