BLOG

Rui Palmeira é um pobre gestor que quer desqualificar Zumbi

Rui Palmeira inaugura o Mirante do Murilópolis. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Não é a primeira vez que poder público em Alagoas esvazia o significado do dia 20 de novembro- ressalte-se: atitude bem diferente em outros estados, como o Rio.

Rui Palmeira baixou decreto em que antecipa o feriado da Consciência Negra para o dia 16. O Tribunal de Justiça fez o mesmo.

O então governador Teotonio Vilela Filho adotou a mesma posição: antecipar o feriado para esvaziar as festividades na Serra da Barriga, palco da luta histórica entre dois brasis radicalmente diferentes, com os negros liderando a busca pela liberdade.

Um gesto mesquinho de Téo Vilela e Rui Palmeira. Porque a morte de Zumbi só tem significado aos que resignificam a História, refletem sobre um passado bastante atual, em especial no Estado que mais mata negros, mulheres e gays no Brasil.

Negar o que aconteceu em União dos Palmares – evento reconhecido no mundo inteiro- nos afasta do processo civilizatório. E como nossa elite cultural e política é arrogante, caquética e bajuladora, comemoramos o nascimento da República com um golpe dado por Deodoro numa amizade fake com Floriano e nossos índices sociais nos puxando para estágios anteriores a barbárie.

Seguimos para a frente. Ainda mais pobres (também de alma).

SOBRE O AUTOR

..