RS: Após calorão, ciclone extratropical pode provocar chuva e rajadas de vento de até 90 km/h

Zero Hora

O Rio Grande do Sul poderá ter uma noite de segunda-feira e um começo de terça complicados, por causa da formação de um ciclone extratropical que deve provocar chuva intensa, trovoadas, queda de granizo e, principalmente, vendavais em várias regiões.

Segundo a Somar Meteorologia, rajadas de 90 km/h devem atingir áreas da Campanha, Missões e região Central entre a noite desta segunda e a madrugada de terça-feira. No amanhecer de terça, a instabilidade deve atingir o Litoral Norte, a Serra, o Planalto Médio e a Região Metropolitana.

Por volta das 19h30min, houve queda de granizo no município de Santa Vitória do Palmar, na região Sul. Segundo a Brigada Militar (BM), durou poucos minutos e não foram registrados estragos. Depois de chover forte no começo da noite, o tempo continua fechado e com vento forte na cidade.
A previsão indica ainda que na Campanha e na Fronteira Oeste, os acumulados podem chegar a 60 milímetros, o equivalente a 20 dias de chuva em dezembro na região. No Noroeste, o volume também poderá ser 60 milímetros, quase metade da média de dezembro.

A instabilidade já atinge a cidade de Buenos Aires na tarde desta segunda-feira, provocando chuva forte e queda de granizo e deixando em alerta toda Região Metropolitana da capital argentina. No Uruguai, a Direção Nacional de Meteorologia emitiu um alerta “laranja” para possíveis temporais.

.