Revalida: Medicina faz exame dia 25 de agosto

Estudantes do último ano de cursos de Medicina no Brasil farão o Exame Nacional de Diplomas Médicos (Revalida) no dia 25 de agosto. O exame é voltado a formandos de outros países que querem atuar no País, mas o  Ministério da Educação (MEC) pretende fazer um pré-teste com estudantes brasileiros para avaliar a ferramenta.

Alunos de 32 instituições de ensino (17 privadas 15 públicas), de todas as regiões, vão participar. A expectativa é de que 3745 pessoas façam o teste. Ainda não foi divulgada a lista de faculdades.

O    objetivo é entender se a prova está adequada às diretrizes dos cursos do Brasil Criado em 2011, o Revalida teve índices de 90% e 91% de reprovação de estrangeiros nos dois últimps anos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (inep), órgão do MEC que vai realizar o exame, informa no edital, divulgado ontem, que os resultados não serão divulgados. Segundo o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, não há intenção de comparar o desempenho dos diplomados aqui e em outros países. “O objetivo não é mudar o exame, mas ter informações do conjunto e dos itens. A prova é bem feita e queremos tomá-la melhor.”

As inscrições dos estudantes, feitas pelas instituições, começaram ontem e seguem até 25  de julho. A participação dos estudantes é voluntária.

Os estudantes brasileiros qüe fizerem essa versão do Revalida só terão de responder à parte teórica:prova objetiva com duração de 5 horas, realizada pela manhã, seguida da prova discursiva com duração de 3 horas, à tarde. A longa duração é  uma das reclamações de quem não conseguiu ser aprovado,

O    Revalida é obrigatório para médicos que se diplomaram em outros países e querem atuar no Brasil Entretanto, o programa Mais Médicos, do governo federal, prevê a “importação” de médicos estrangeiros, para atuação em cidades do interior e da periferia, sem a exigência de revalidação dos diplomas. A decisão provocou críticas déentida-des médicas brasileiras.

Fonte: Estadão

.