Ícone do site Repórter Nordeste

Reumatologistas orientam sobre cuidados e tratamentos adequados

Para estimular precocemente o diagnóstico e o tratamento das doenças reumáticas, será realizado no próximo domingo, dia 1/9, uma ação educativa na orla da Ponta Verde, esclarecendo sobre os sintomas e tirando dúvidas da população acerca do tema. O evento é promovido simultaneamente em todas as capitais, pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, das 8h às 14 horas, com stand montado em Maceió nas imediações da cadeira de praia gigante.

Segundo a reumatologista Aparecida Madeiro, responsável pela mobilização aqui em Alagoas, algumas patologias da área podem ser evitadas através do estilo de vida saudável, focado na atividade física e alimentação saudável, bem como na postura adequada, todavia, também existe uma prevalência alta das patologias decorrentes de fator autoimune, afetando todas as idades, mas seja qual for o caso, sempre é necessário buscar um especialista. “Prevenir é a melhor opção, daí a importância de conscientizarmos acerca dos cuidados,” frisa a médica, acrescentando que uma vez acometido por patologia reumática, o tratamento deve ser feito o mais cedo possível”.

Ela lamenta que Alagoas tenha apenas 30 reumatologistas, em média, para toda a população. Para agravar, há enorme carência desses profissionais no serviço público. “O acesso deve ser ampliado, até porque a demanda é crescente. Tem aumentado a incidência de queixas por parte de pacientes mais jovens”, observa Aparecida Madeiro, lembrando que o corpo físico requer movimento contínuo para otimizar seu funcionamento. O sedentarismo, assim como exercício físico errado, e a obesidade comprometem o sistema músculo/esquelético, as redes neurais, enfim, a saúde como um todo.

Para reforçar esse contexto preventivo, o Dia de Conscientização (1/9) das Doenças Reumáticas vai levar para a orla, além de esclarecimentos com os especialistas, um aulão de dança (zumba) com passos direcionamentos para alongamento, flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento do corpo – com o educador físico Vinícius Gabriel. Também serão distribuídas cartilhas ensinando como conviver com as patologias já instaladas, e principalmente, como evitá-las, e como buscar tratamento eficaz. O ponto de referência do evento é o stand montado nas imediações da cadeira de praia gigante da Ponta Verde, mas também haverá uma caminhada saindo da Praça Sete Coqueiros até o Marco dos Corais.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) registra mais de 15 milhões de pessoas no país acometidas com alguma patologia reumática. São doenças crônicas inflamatórias, raras e autoimunes das quais nenhuma faixa etária está livre. “Apesar de não haver cura, é possível fazer o controle. Basta que o diagnóstico seja feito corretamente – quanto mais cedo, melhor, como ratifica o presidente da SBR, Marco Antônio Rocha Loures.

Conforme dados da entidade, as doenças reumáticas estão entre as principais causas de afastamentos do trabalho e podem levar a limitações físicas se não diagnosticadas e tratadas assertivamente. Entre os sintomas mais frequentes estão dores nas articulações, rigidez e inchaço, que podem, dependendo do estágio avançado, levar à deformidade nos pés e mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos.

Para a presidente da Sociedade Alagoana de Reumatologia (SAR), Maria do Carmo dos Santos, a campanha é fundamental para levar informações seguras tanto para o cidadão leigo, como também para profissionais de saúde em geral, que poderão auxiliar no encaminhamento para um diagnóstico mais precoce e início da terapêutica eficaz. “Quanto mais consciente estiver a sociedade, mais precoce será a descoberta da doença e o início do processo terapêutico, afirma a especialista.

Serviço de utilidade pública

Domingo 1/9 – Ação de Conscientização e prevenção das doenças reumáticas

Horário das 8h às 14h

Stand próximo da cadeira de praia gigante da Ponta Verde

Aulão de Zumba com Vinícius Gabriel

Orientação/esclarecimento de dúvidas com reumatologistas alagoanos

 

 

 

Sair da versão mobile