Retrospectiva: investimentos marcam o ano de 2013

No campo da expansão e criação de novos serviços, um dos principais em 2013 foi a implantação da Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, instalada no terceiro pavimento da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, no Prado. Foram abertos onze leitos, sendo dois por enfermaria e um reservado para atendimento emergenciais. Vinte e dois profissionais se revezam na assistência aos pacientes com câncer que precisem de cuidados paliativos, incluindo médicos plantonistas.

Outra unidade que recebeu investimentos em 2013 para inauguração em 2014 é a Santa Casa de Maceió – Unidade Farol, que funcionará nas instalações da antiga Clínica Santa Juliana. A unidade terá como foco o atendimento materno-infantil, passando a atuar como emergência pediátrica e obstétrica e recebendo os pacientes que antes eram direcionados à Emergência 24 Horas e ao Instituto da Mulher. A inauguração está prevista para o início de 2014.

No campo dos investimentos, um dos mais notáveis na área de tecnologia foi o início de implantação de um sistema de controle de bombas de infusão, com conectividade através de rede informatizada e monitoração a distância, projeto que será um dos primeiros no país a cobrir 100% dos leitos hospitalares. A tecnologia geralmente é utilizada em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A inovação repousa no fato de que as bombas integrarão uma rede digital, que será centralizada nos postos de enfermagem por meio de painéis, que permitirão aos profissionais de saúde acompanhar cada bomba de infusão

Outros investimentos foram o sistema de rastreamento, controle e resfriamento de medicamentos oncológicos de alta complexidade, que permite o rastreamento de cada item no momento em que é fabricado, passando pela sua retirada no Serviço de Farmácia e chegando até a solicitação automática de reposição de estoque.

A instituição também investiu na implantação de sistemas e monitores de controle de pacientes instalados em postos de enfermagem, que reduzirão o risco de eventos adversos, erros na administração de medicamentos entre outros.

Fonte: Assessoria da Santa Casa de Misericórdia

.