Ícone do site Repórter Nordeste

Repórter Econômico: Suas contas

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Suas contas

Quem sobrevive de salário, seja qualquer valor, deve manter suas contas pagas rigorosamente no prazo certo. São as despesas fixas (aluguel ou prestação da casa própria, energia, água, telefone, plano de saúde, mensalidade escolar, prestações diversas, etc.). Tudo anotado, seguindo o orçamento domésticos com receita e despesa. Se falhar, pode ter certeza de que será prejuízo e complicado para sair dele.

Os juros continuam elevados e vão continuar mais ainda. O governo não admite descontrole da inflação, mas não faz sua parte. Gasta muito e ver a economia caindo (Produto Interno Bruto). Os preços de alimentos, produtos de higiene e limpeza, indispensáveis para o dia a dia do consumidor, sobem e descem numa verdadeira gangorra, precisando mais ainda de total disciplina, pesquisando muito e só comprando quando tiver certeza de que fez uma boa economia.

Conversando
Uma família com renda dupla, filhos na escola, muitos compromissos para pagar, precisa se conscientizar do bom diálogo, onde todos participem civilizadamente, sem brigas, economizando ao máximo e ainda sobrando dinheiro para a caderneta de poupança. É preciso que toda a família tenha noções básicas de economia, não necessariamente de alguém ser economista. É só saber o verdadeiro valor do dinheiro.

Disciplina
Nas compras de supermercado, é importante que vá, quem tem mais disciplina (marido ou mulher). O outro fica em casa com os filhos. Levar uma lista é necessário, seguindo sempre a regra básica: nada de supérfluos, comprando apenas o estritamente necessário, pesquisando os preços, checando se o valor é o mesmo da compra anterior, além é claro de prazo de validade e nutrientes.

Em casa
Continue economizando nas contas de luz, água e telefone. São serviços caros e, quando mais se gasta, a conta vai aumentando, além é claro dos reajustes anuais. Evite usar o ferro de engomar diariamente, juntando a roupa e passando de uma s[ó vez para uma semana, assim como os eletrodomésticos que consomem mais energia, por muito tempo, a exemplo do próprio ferro, a máquina de lavar roupa, o chuveiro elétrico e o ar condicionado.

Empréstimos
Evite acumular empréstimos. As financeiras continuam atraindo clientes, oferecendo dinheiro a juros baixos. Só que não são nada de baixo. O valor da prestação pode até “caber no bolso”, mas quando começa a renovar ou pedir um outro, a situação fica insustentável e pode se chegar ao “fundo do poço”, sem retorno.

Todas as colunas de Jair Pimentel

 

Sair da versão mobile