Ícone do site Repórter Nordeste

Repórter Econômico: Sua garantia de assistência

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de Economia para o dia a dia do consumidor

Sua garantia de assistência
Ainda estamos muito atrasados em alguns aspectos de relações de consumo, apesar de existir o Código de Defesa do Consumidor. Até agora, os consumidores só têm três meses para recorrer à assistência técnica gratuitamente, se produtos como fogão, geladeira, celular, TVs, entre outros, necessitarem de reparos. Alguns fabricantes concedem mais alguns meses de garantia contratual, mas não são obrigados a fazer isso. Em outros países, a garantia legal dura dois anos. Na Inglaterra, por exemplo, chega a seis anos!

Assim, temos que nos aproximar dessas práticas avançadas da Europa. Já se vem lutando para mudar essa determinação dos fabricantes, passando para dois anos o prazo de gratuidade de consertos de produtos, com base numa pesquisa feita ano passado, com 800 entrevistados, concluindo que 45% dos produtos adquiridos apresentavam defeitos antes de completar dois anos de uso. Também foi sugerido que a vida útil do produto passe a ser informada no manual, atendendo ao direito à informação. garantido no Código de Defesa do Consumidor. Já é um avanço!

Montagem
Se você comprou um móvel e o prazo acertado para a montagem não foi cumprido, saiba que tem o direito de cancelar a compra. Isso porque essa situação evidencia desrespeito ao contrato firmado enre as partes. E você também poderá ser indenizado se, durante a montagem, o móvel for danificado.

Aluguel
O contrato de locação, não pode exigir reajuste pela atualização do salário minimo, nem da volorização do dólar. Se isso ocorrer, a cláusula será considerada nula. O índice é o IGPM (Índice Geral de Peços do Mercado), que é a inflação. como a inflação é controlada pelo governo, e em índices sempre abaixo de 10% anual, muitos proprietários nem mesmo exigem reajuste, considerando apenas o fato de que o inquilino paga o aluguel no prazo certo e cuida bem do imóvel.

Cartão
Embaladas pelo crescimento desse mercado, as administradoras vêm oferecendo seguros (garantidos por uma seguradora) de perda e roubo de cartão e até de suspensão de pagamento da fatura em caso de desemprego. Fique atento para o prazo da carência, que costuma variar de 30 a 60 dias, além das exclusões e se tem venda casada.

Aposentados
Eles se veem bombardeados com as ofertas de crédito consignado, numa fase difícil para a maioria, já que recebem pensões baixas. Por outro lado, se estiverem diante de uma emergência, esse tipo de empréstimo é vantajoso, porque tem os menores juros do mercado. Mas, infelizmente, o que era para ser bom pode acabar se tornando uma cilada, trazendo problemas para o aposentado. E é disso que a coluna vai tratar na próxima edição.

Sair da versão mobile