Ícone do site Repórter Nordeste

Repórter Econômico: Seu filho sem dívidas

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de Economia para o dia a dia do consumidor

Seu filho sem dívidas
A chegada do primeiro filho é uma felicidade imensa, mas, com ela, surgem dúvidas na vida de um casal, sobretudo se haverá condições de dar tudo aquilo o que gostaria ao herdeiro. Entretanto, saiba que é possível passar por esse período de forma tranquila e sem comprometer o seu orçamento. O segredo? Planejamento e organização financeira.

O primeiro passo é guardar dinheiro, de preferência quando ainda estiverem pensando em engravidar, pois quanto antes você se planejar, menor será o impacto das despesas. E não se esqueça de colocar tudo na ponta do lápis, ou melhor, numa planilha para não perder o controle de nada. Assim, poderá curtir esse momento tão especial sem pensar nas temidas dívidas.

Os gastos
São ítens que incluem roupas, fraldas, mobília para o quarto, decoração e acessórios (como carrinho do bebê e bebê conforto), além dos gastos com acompanhamento médico e parto da gestante. Também é considerado os custos do gastos da gestante. Tais despesas podem chegar aos R$ 20 mil, que podem variar para mais ou para menos, de acordo com o estilo de vida do casal, a cidade onde mora, seu perfil de consumo, entre outras características.

Investimento
Com base nesse valor, procure aplicar o seu dinheiro. Assim, será possível ter um bom retorno financeiro, o que vai ajudar você a arcar mais facilmente com as despesas referentes a chegada do bebê. A dica é direcionada para a caderneta de poupança ou o CDB, lembrando que a primeira, não se paga impostos, tem liquidez imediata (pode ser sacada) e a segunda opção, paga impostos e tem prazo fixo para saque. Os gastos com fraldas são uma novidade e tendem a gerar impacto nas contas da família. Por outro lado, alguns custos com lazer, como jantar fora e ir ao cinema, podem ser reduzidos, já que, provavelmente, o casal vai ficar mais tempo em casa devido a chegada do recém nascido.

A lista
A primeira atitude que o casal deve tomar, estado com a gravidez confirmada, é elaborar uma lista de tudo o que considera importante para a criança. Não sabe onde começar? A Internet está cheia de exemplos. Mas tenha muito cuidado, porque existem muitas listas que costumam colocar ítens supérfluos como essenciais. Nesse caso, vale conversar com amigos e familiares que tiveram filhos recentemente e conferir o que realmente não pode ser deixado de lado.

Sair da versão mobile