Repórter Econômico: Preserve seu emprego

05-06-2014 - São Paulo - O MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro) entrou com ação civil pública pedindo que todos os selecionados para o programa de trabalho voluntário da Fifa para a Copa do Mundo sejam contratados com carteira de trabalho assinada. Foto Rafael Neddermeyer/ Fotos Publicas

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Preserve seu emprego
Quem trabalha em empresa privada, sem estabilidade alguma, pode ser demitido a qualquer momento e passar a engrossar a fila dos 9% de brasileiros que estão desempregados, a situação mais deprimente para qualquer pessoa. O que recebe de FGTS, férias e décimo terceiro proporcionais, não dar para se sustentar a médio prazo. Encontrar um outro emprego, é difícil, porque o mercado é altamente competitivo. Portanto, não se considere insubstituível, por mais talento que tenha, o patrão não considera isso. Demite e contrata outro por menor salário. Preserve o seu!

Essa situação, é aqui e alhures. O Mundo inteiro se encontra em crise, e isso desde 2008, quando atingiu os mais ricos (EUA e Europa) e seus reflexos continuam, mais acentuadamente nos países em desenvolvimento. Até a China, que crescia mais de 10% ao ano, vem enfrentando problemas. Só que lá, praticamente não existe legislação trabalhista como aqui. Os chineses trabalham muito e ganham pouco. Também não tem greve. O país, politicamente é ditatorial, com o Partido Comunista ditando suas leis.

As opções
A maioria é de graça. Você pode participar, por exemplo de um curso profissional do Pronatec, principalmente quem é jovem, ganhando um auxílio do governo e se profissionalizar, podendo conseguir um emprego com carteira assinada e ir aos poucos crescendo na empresa. O IFAL (Instituto Federal de Alagoas), possui cursos técnicos de nível médio e tecnólogos de nível superior. Só não estuda quem não quer.

Um exemplo
Convivo aqui na zona rural de Viçosa, numa comunidade carente do saber, mas que aos poucos vem adquirindo isso através da escola convencional que frequenta gratuitamente, inclusive com material escolar, merenda e transporte, e ainda tem a disposição o meu Gabinete de Leitura e Pesquisa, com uma biblioteca (mais de 3 mil livros), para ler, pesquisar, fazer trabalhos escolares, ter uma aula sobre o tema comigo e tudo isso de graça, sem qualquer participação do governo ou de particulares.

.