Repórter Econômico: Pesquisando e pechinchando

bola_pechincha

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Pesquisando e pechinchando
Nada mais economicamente correto nesse período de recessão econômica, do que seguir essa dica. Mas que só pode ser feita mesmo em feira livre ou nos mercadinhos de bairros. Supermercados refrigerados, com milhares de opções de compras, não tem vendedor para pechinchar. Paga o valor que está na etiqueta. Maceió tem feira livre em vários bairros, e ainda duas com produtos orgânicos (sem agrotóxicos), na sexta-feira, ao lado do Mercado de Jaraguá e no domingo, na Praça do Centenário, Farol. Lá, pode pesquisar e pechinchar com o vendedor, que geralmente é o próprio produtor. Vale a pena.

No Mercado da Produção, bairro da Levada, região central da capital, a dica é válida, claro e as opções infinitamente maiores do que nas feiras ecológicas. Mas tudo é comprado na Ceasa, ou seja produtos geralmente de tamanho maior do que os orgânicos, devido a grande quantidade de agrotóxicos utilizada no plantio. Economiza mais em se tratando de supermercados, que cobram sempre mais caro, devido aos custos com empregados, energia (ar condicionado) e outros gastos, para dar mais conforto e segurança ao consumidor. Quem realmente quer economizar, tem que enfrentar sol, chuva e o tumulto das feiras livres.

Outra dica
Só vá às compras com tempo suficiente para demorar pesquisando e pechinchando, nunca comprando na primeira parada, na oferta que é feita aos gritos dos vendedores. Os preços variam muito de uma banca para outra. Os produtos são vendidos por unidades, peso, mas sem embalagem específica. Assim, ao invés de comprar banana, por exemplo, no supermercado por quilo, geralmente preço alto, compra na feira, por dúzia, que sai bem mais barato.

Safra e entresafra
Existem produtos que estão na entresafra, ou seja, os preços sobem. Raízes (inhame, batata, macaxeira), ainda estão sendo plantadas nas regiões produtoras do Estado, inclusive Sertão. As chuvas chegaram no tempo certo e a terra própria para o plantio. Os produtos vendidos são trazidos de outros Estados, logicamente passando por vários atravessadores até chegar o consumidor final. Mas vá pesquisando, porque pode pechinchar. Qualquer dinheiro economizado, é um bom negócio.

.