Repórter Econômico: Pensando no seu bolso

gastar-dinheiro

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Pensando no seu bolso!
Vamos esquecer a crise meramente política que o País vem atravessando nos últimos dias, com seus prós e contras, e pensar exclusivamente no seu bolso. no dinheiro que ganha com seu trabalho ou ainda com o tempo de trabalho que já teve e hoje se encontra aposentado. Os preços são livres, e portanto, diferenciados de um ponto de venda para o outro. Assim, não deixe de pesquisar, pechinchar e só comprar quando tiver certeza de que fez uma boa economia.

Viva de acordo com o que ganha.

Se estiver endividado, procure conversar com o credor, negociando o débito, inclusive com redução ou até mesmo, isenção de juros de multas. Mas jure, nunca mais se endividar.

O Brasil continua produzindo, exportando e gerando superávits na balança comercial. Com o dólar sempre valendo mais que o triplo do real, é melhor para o exportador, mas não é para aqueles que viajam para o exterior.

A China, que sempre foi o “motor da economia mundial” dos últimos anos, também vem sofrendo com a crise, que é generalizada, e quer investir comprando produtos brasileiros. Já está negociando a compra de minério de ferro e produtos agrícolas brasileiros.

O que vai garantir a entrada de mais dólares no País e o aumento da produção, via, obviamente que a geração de mais empregos. A inflação continua sendo controlada.

Se os preços de alguns produtos vêm aumentando, é porque estão na entressafra, portando são produtos sazonais, que dependem da época do plantio e da colheita, além é claro das condições climáticas: chuva ou seca. Sempre foi assim, e é em qualquer lugar do mundo.

Sejamos otimistas, pois o Brasil vai sair dessa crise política e voltará a crescer. Quem definirá tudo isso, é o cumprimento da Lei, da nossa Constituição, que tem no Supremo Tribunal Federal, a decisão de tudo.

Faça sua parte
Procure economizar em casa, não necessariamente com alimentos, mas com os serviços que você paga caro, como energia, água, telefone, gás, etc.

Os preços são estabelecidos pelos governo, mas quem consome é você e precisa se disciplinar. Lembre que os eletrodomésticos que mais consomem energia, são pela ordem: chuveiro elétrico, ferro de engomar, ar condicionado, máquina de lavar e forno de micro-ondas.

Sem orçamento
Já estamos nos aproximando do primeiro trimestre do ano, que sempre alertei que seria de “aperto financeiro”, devido mesmo à crise econômica mundial. Vá seguindo às dicas da coluna: anotando tudo que entre e sai (dinheiro recebido e gasto”, procurando economizar ao máximo, pagando em dias suas contas, evitando a cobrança de juros e multas, além é claro de usar o cartão de crédito, só quando tiver certeza de que vai pagar a fatura em sua totalidade, sem jamais amortizar. O mesmo deve ser com o cheque especial. São os dois mecanismos de crédito, que cobram os juros mais altos.

.