Ícone do site Repórter Nordeste

Repórter Econômico: Ganha quem pesquisa!

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Ganha quem pesquisa!

Quem vai ao Centro de Maceió para comprar móveis, eletroeletrônico ou ainda confecções, tecidos, calçados, bijouterias e outros produtos, encontra uma concorrência acirrada entre as lojas, seja através de faixas indicando as promoções, panfletos e até mesmo locutores que ficam anunciando as mercadorias a preço de custo. É o momento de pesquisar, jamais comprando na primeira parada. Para isso, precisa de tempo livre. De for com pressa, perde a chance de ter comprado o que queria por um valor menor, até mesmo na loja vizinha.

Pesquisar preços é a  palavra de ordem para o consumidor disciplinado, que entende realmente o valor do dinheiro que ganha e quer economizar para formar sua reserva financeira numa caderneta de poupança. Deve conversar com o vendedor, pechinchar, pedir descontos, quando a compra é à vista e em dinheiro, saber detalhes do produto que vai adquirir, no caso de eletroeletrônico, fazer o teste, exigir a nota fiscal e o certificado de garantia. Vestuário e calçados, experimentar e comprovar que realmente serve para seu corpo.

A céu aberto

Assim é o verdadeiro shopping de rua. Enfrenta o calor ou a chuva, mas pode fazer uma boa economia, já que no caso de confecções e calçados, existem várias lojas de marcas famosas. Tem ainda boas lanchonetes e restaurantes, além de bancos de descanso nos calçadões, cercado de plantas com sombra.

Camelódromo

Maceió tem seu Shopping Popular, no “coração da cidade”, ambiente fechado com dezenas de boxes, onde se vende de tudo, num ambiente que dispõe ainda de segurança, correspondente bancário, loteria e praça de alimentação. Mas ainda existem os camelôs ambulantes, que a fiscalização não consegue retirá-los das ruas.

Marcas

O Centro tem grandes marcas do comércio varejista nacional, como C&A, Riachuelo, Esplanada, Magazine Luiza, Insinuante, Ricardo Eletro, Casas Bahia e muitas outras, oferecendo as novidades do comércio para todos os tipos de consumidor. É só ir visitando todas e pechinchando, até conseguir um bom preço.

Serviços

É uma infinidade: Bancos, financeiras, escritórios de advocacia, contabilidade, consultórios de dentistas, médicos e muito mais. Tudo isso concorrido com os panfleteiros atuando e entregando a propaganda ao consumidor. Os preços como no comércio lojista, também são diferenciados. É só escolher o mais barato.

Almoçando

Outra boa opção para quem trabalha ou vai comprar no comércio e quer almoçar é só escolher um dos self service, que também tem seus preços diferenciados. Vai desde R$ 2,00, por prato (Restaurante Popular) a R$ 30,00, o quilo nos demais. Tem ainda os que ficam no entorno,mas no Centro mesmo como os da Rua da Praia e Avenida da Paz (Candelabro).

Todas as colunas de Jair Pimentel

Sair da versão mobile