Repórter Nordeste

Repórter Econômico: Esperando o décimo

o13

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Esperando o décimo

Como o dia 20 (prazo findo para pagamento do décimo terceiro salários aos trabalhadores) cai num domingo, as empresas podem muito bem liberar o dinheiro na sexta ou sábado, mas também podem fazer isso na segunda. Algumas já pagaram a metade do valor bruto, restando a segunda para agora, com os descontos de praxe. É um benefício garantido por lei e destinado a todos os trabalhadores ativo e inativos (públicos e privados). Quem não cumprir, paga multa.

A dica da coluna, é utilizar esse dinheiro para pagar dívidas, se ver livre das cobranças constantes e entrar o ano novo jurando nunca mais se endividar. Pode procurar o credor, pedir até mesmo isenção de juros e multas. O importante é pagar. Nada de seguir aquele antigo adágio popular: “devo, não nego, pago quando puder” Isso é usado ainda pelo autêntico caloteiro, que não quer mesmo pagar o que deve. Se existe o dinheiro, esqueça as compras e quite tudo. Mas quem não se encontra nessa situação? aí sim! Gasta e poupa. Esse é o consumidor economicamente correto.

Pesquisando

Mesmo com o intenso movimento no comércio, continue pesquisando os preços, antes das compras. Visite às lojas, converse com o vendedor, pechinche e só compre à vista, com um bom desconto. Se usar o cartão de crédito, pague no dia do vencimento o valor total da compra. Jamais amortize, ou seja, fique pagando sempre o mínimo. A dívida vai crescendo numa velocidade muito grande e chega ao ponto de se tornar impagável. Evite isso!

Vestuário

A tradição da roupa nova para o Natal e Rèveillon continua, mesmo em tempo de crise. Mas pode sim, cumprir esse hábito, só que tentando economizar, esquecendo, inclusive a marca, comprando o que estiver dentro de seu poder de compra. Pesquise preços. Não se iluda com as tentações da vitrine.

Importados

Evite. Lembre que o dólar vale infinitamente mais que o real. Como tudo que é importado, é baseado no valor da moeda americana, está com os preços elevadíssimos comprando com o mesmo período do ano passado. Portanto, compre o similar nacional, que faz o mesmo efeito.

Sair da versão mobile