Repórter Econômico: Economizando na feira

como-economizar-na-feira-doze-dicas-infaliveis-2

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de Economia para o dia a dia do consumidor

Economizando na feira
Apesar do verdadeiro pandemônio que se constituía uma feira livre, o antigo hábito do consumidor de sair de casa logo cedo da manhã para uma feira livre, continua se constituindo numa excelente maneira de economizar e comprar produtos vindos diretamente da roça a preços inferiores aos praticados nos supermercados. E o importante: ajuda aos pequenos agricultores que sobrevivem do exaustivo trabalho do campo, não utilizando agrotóxicos, o que proporciona uma alimentação saudável e barata.

Outra vantagem importante a quem frequenta uma feira livre: pode pechinchar com o vendedor, que é o próprio dono da barraca. E se for a uma feira livre ecológica como a que se realiza a cada sexta-feira no Mercado de Jaraguá, é com o produtor mesmo Aquele que sai da roça pela madrugada, para chegar ao amanhecer em Maceió e vender seus produtos comprovadamente livres do “veneno” que é o adubo químico. Mas na feira dos bairros também existem produtos que comercializam tudo que produzem na sua roça, enquanto aqueles que comprar na Ceasa, vindos de outros Estados, sabem que é agrotóxico mesmo.

Sempre pesquisando
Mas não é só com hotifrutigranjeiros que se deve economizar. Tem que fazer o mesmo nos supermercados para adquirir cereais, material de limpeza e higiene, necessários ao dia dia do consumidor. Assim, faça pesquisa, veja as ofertas, leve a lista de compras. Mas pechinchar, nem pensar! Nesses locais o preço já fica fixo no produto e deve ser ela mesmo a ser pago no caixa. Não tem como tentar baixar falando com um funcionário, nem o gerente.

Mudando de local
É uma boa maneira de pesquisar e economizar em seu orçamento doméstico. Converse com familiares, amigos, vizinhos para ir aprendendo a economizar em suas compras, vendo quais os pontos de venda que vendem mais barato. Pode até mesmo ser o mercadinho da esquina, sem ar refrigerado e sem muitas opções de compras. Vá lá e compre o que usa, mesmo sendo de outra marca. O importante é o preço menor. Qualquer centavo economizados em tempo de recessão, como agora, é uma boa maneira de economizar.

Produtos duráveis
Se o seu liquidificador pifa e você vai uma oficina de consertos, pode constatar que é mais vantagem comprar um novo, do que pagar pelo conserto. Vá a uma loja de eletrodoméstico, mas não só em um. Visite várias, até encontrar um preço baixo que possa comprar à vista. Nada de dividir em vários meses. Geralmente os juros estão embutidos no preço final. Fuja disso!

Vestuário
É outro item de consumo, que você pode muito bem economizar. As opções de compras são muitas. Ele costuma comprar roupas de grifes famosas, parte para as chinesas indianas e de outros países asiáticos, que chegam aqui com preços mais baixos do que as similares nacionais ou americanas e europeias Esqueça a marca, e lembre que “a parte mais sensível do corpo é o bolso”.

.