Repórter Econômico: dólar, o melhor investimento

dolar

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Dólar, o melhor investimento

É a moeda norte-americana vem disparando e encontando nos R$ 4,00. Não existe investimento mais rentável que “a verdinha”, que nunca mudou de nome, e  é referência no mundo inteiro, tanto para exportação como importação. Portanto, é excelente lucro para quem exporta, e péssimo negócio, para quem importa. Mas é também excelente para a pessoa física, já que não paga impostos como os demais investimentos do mercado financeiro (menos a caderneta de poupança), tem liquidez imediata, pois pode ser trocada por real a qualquer dia, e fica guardada em casa.

Por mais que o Banco Central, interfira no mercado cambial, tentando não desvalorizar tanto a moeda local, o dólar sobe, em função de vários problemas econômicos e políticos brasileiros, que vai perdendo espaço no mundo como “um bom negócio”. A crise mundial que vem sendo provocada pela queda na produção chinesa, também vem provocando essa subida. Melhor momento para quem tem dinheiro aplicado em fundos de renda fixa, poupança ou qualquer outro investimento: sacar e comprar dólar!

Mudando de hábitos

Quem sempre costumava comprar produtos importados, sabe muito bem que deve mudar de hábitos. Se o dólar sobe muito, desvalorizando o real, é óbvio que comprando vinho ou wiski europeu, vem subindo, exatamente porque o importador compra esses produtos em dólar. Mude para os similares nacionais, que fazem o mesmo efeito etílico.

“Cortando na carne”

Enquanto o governo afirma que está fazendo a sua parte, cortando gastos, saiba que em sua casa, também deve reduzir o consumo, em todos os ítens: energia, água, telefone, gás, alimentação e material de limpeza/higiene. Os efeitos dos cortes nas despesas do governo, não vão refletir de imediato em sua mesa, pois os preços continuam subindo, devido a vários fatos, principalmente em se tratando de produtos importados. Faça a sua parte!

Pesquisando

Não é só agora, com o país em recessão, que se deve pesquisar preços, trocar de marcas, reduzir o consumo e procurar viver de acordo com o que ganha. Essa dica da coluna é antiga. Vem desde o fracasso dos planos econômicos de congelamento de preços e salários, pois a inflação sempre existiu. Continue pesquisando, só comprando o que for necessário para o seu dia a dia, seguindo à risca o seu orçamento.

Seu orçamento

Já estamos nos aproximando do último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro). Vem mesmo seguindo seu orçamento doméstico iniciado em janeiro? Se possitivo, você está de parabéns, pois vai fechar o balanço anual, com superávit, ou seja, pagou em dia duas contas, economizou e ainda poupou, aumentando seu reserva financeira. Caso, negativo, tente pagar as dívidas com o décimo terceiro salário.

.