Repórter Nordeste

Repórter Econômico: De olho no seu bolso

dinheiro

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

“De olho no seu bolso”
Em tempo de incertezas na economia, com o país em recessão (queda da produção e desemprego) o foco deve ser em seu bolso. É se disciplinar, sabendo conviver com o que ganha, economizando ao máximo em casa e fora dela, seguir um orçamento doméstico e procurar ainda ter uma reserva financeira para qualquer emergência. O governo diz uma coisa e logo depois desdiz! Quem realmente paga a conta, é o consumidor.

Não acredite na inflação oficial. A que existe mesmo é a do seu bolso. Até porquê Maceió não entra na pesquisa. O IBGE, que é governo, só pesquisa preços nas dez maiores capitais do País, que a nossa não se encontra na lista. Como aqui, que quase tudo é importado de outros Estados, já chegam com os preços passando por vários atravessadores, e obviamente, bem mais elevados, economicamente correto é pesquisar, já que temos um mercado altamente competitivo. Os juros que divulgam mensalmente, é entre bancos (14,25% ao ano), enquanto o que pagamos em cartão de crédito rotativo e cheque especial, é 18% ao mês.

Minha missão
Criei essa coluna há mais de 30 anos, quando ainda não existia Internet. Foi no Jornal de Hoje, passando para a Gazeta de Alagoas, Jornal de Alagoas e O Jornal, além de vários semanários, que hoje continua no EXTRA e mais recentemente, on line aqui no www.reporternordeste.com.br sempre com dicas de economia para o dia-a-dia do consumidor, atravessando todos os planos de congelamento de preços e salários, confisco do mercado financeiro e chegando ao Plano Real.

Sair da versão mobile