Ícone do site Repórter Nordeste

Repórter Econômico: Consumo por impulso

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de Economia para o dia a dia do consumidor

Consumo por impulso
Não vá ao supermercado com fome ou no dia que recebeu seu salário. Assim evita comprar por impulso, produtos supérfluos que não consta de sua lista de compras. Essa dica é necessária para o tipo de consumidor disciplinado, que vive de acordo com o que ganha. Os alimentos são os que estão com seus preços em alta nos últimos meses, exigindo que se faça pesquisa procurando exatamente comprar onde tiver certeza de que fez alguma economia. Também pode trocar de marca, no caso dos enlatados e ainda substituir os in-natura por outros que possuam os mesmos nutrientes.

A concorrência entre supermercados é acirrada. Os preços variam muito para cima e para baixo, entre eles. Portanto, procure o que apresenta o melhor valor para você,conseguindo ter certeza de que fez uma boa economia. Nunca compre alimentos e produtos de higiene e limpeza no cartão de crédito parcelado. Também veja os preços do mercadinho mais próximo de sua casa e compare com o do supermercado que sempre fez suas compras. Se o menor, tem tudo que você precisa e ainda entrega a domicílio, fique com ele.

No comércio
Ao se dirigir ao comércio lojista para comprar algum bem durável(eletroeletrônicos,móveis), reserve um dia que esteja de folga do trabalho, para assim conseguir pesquisar preços, visitando todos os pontos de venda, conversando com os vendedores, pechinchando e comprando à vista,com um bom desconto. Se só tiver o dinheiro no final do mês, compre pelo cartão de crédito, pagando o valor da fatura, jamais amortizando, ou seja, para o mínimo e divide o restante.

Conserto
Se o seu eletrodoméstico quebrou. Leve a uma assistência especializada e pechinche com o técnico, mesmo conseguindo algum desconto, vá pesquisando em outras, até encontrar a que apresenta um preço mais baixo, dentro do seu orçamento. Atente também para o valor cobrado em uma loja por um aparelho novo. As vezes é melhor comprar um novo do que consertar o usado, principalmente quando se trata de produtos tipo liquidificador, ventilador, ferro de engomar, etc.

Em casa
Procure mudar seus hábitos de consumo alimentar, reduzindo a quantidade, mas observando a qualidade, a validade e o teor nutritivo. Não passe fome, mas saiba comer com disciplina, jamais desperdiçando alimentos. A troca de marca de determinado produto, também é uma maneira de economizar, claro que tendo um preço inferior daquele que sempre comprou.

Juros
Fuja deles! Pagar 10% de juros por usar um cartão de crédito parcelado ou o cheque especial, é a certeza de que isso pode levar qualquer um ao “fundo do poço”, sem condições de pagar essa dívida, que vai aumentando assustadoramente. Se usar esses dois sistemas de crédito, pague o valor total usado no prazo certo, jamais parcelando. Na verdade o mais correto é o cartão de débito ou o dinheiro em espécie.

Todas as colunas de Jair Pimentel

Sair da versão mobile