Ícone do site Repórter Nordeste

Repórter Econômico: Confira suas contas

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Confira suas contas
Você já passou pela situação de ser cobrado pelo pagamento de uma conta que estava em débito automático? Se não, ainda assim fique atento. Isso pode acontecer com qualquer um. O problema ocorrer devido a um erro da empresa que fornece o serviço a ser pago (que não envia a ordem de débito) ou da instituição bancária (mesmo a empresa enviando e o consumidor tendo saldo, o banco não debita a fatura).

Por isso, se você tem contas que são pagas por esse sistema, lembre sempre de verificar no extrato bancário, se os valores foram de fato descontados. Caso identifique que o pagamento não foi efetuado, entre imediatamente em contato com a empresa e com o banco, para que esse erro possa ser corrigido. Veja algumas dicas em relação ao pagamento via débito automático:

1 – Fique atendo às cláusulas do contrato firmado com o banco.Observe, sobretudo, a tarifa de concessão de adiantamento ao depositante, que será cobrada de você caso não tenha saldo suficiente para pagar a conta.

2 – Ainda no contrato, atenção à cláusula que informa sobre o cancelamento do serviço. Há um prazo para isso: em geral, os pedidos são atendidos em até cinco dias úteis antes do pagamento. Mas os bancos podem levar até 30 dias para encerrar o serviço. Além disso, algumas vezes, pode ser preciso notificar também a empresa (e não só o banco).

3 – Verifique sempre se há saldo suficiente na sua conta para saldar o pagamento.

4 – Evite colocar em débito automático as contas que variam muito mês a mês.

5 – No débito automático de cartões de crédito, o valor integral será debitado.

Sair da versão mobile