BLOG

Renan tira dinheiro de pesquisas para ajudar campanha de Almeida; Fapeal responde

ciço_renan

O Governo anulou investimentos de R$ 10 milhões para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e programas de pós-graduação para injetar na Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setra)- que leva adiante o programa “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”, um dos braços da campanha do deputado federal Cícero Almeida (PMDB) na disputa pela Prefeitura de Maceió.

Segundo o decreto 49.010, publicado hoje no Diário Oficial do Estado, o dinheiro será usado para “implantação de mobilidade e acessibilidade”.

O decreto tem a assinatura do governador Renan Filho (PMDB).

Fapeal responde

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), informa que, desde 2015, o Governo do Estado vem fortalecendo a política de fomento à pesquisa, formação de recursos humanos qualificados e inovação.

Os recursos financeiros da Fapeal cresceram 73% entre 2014 e 2016, saindo de 8,8 para R$ 15,2 milhões. Ao contrário da situação da maioria das Faps estaduais, como, por exemplo, Fapesb (BA), Fapitec (SE), Facepe (PE), Faperj (RJ), Fapern (RN), Fapesp (SP) e Fapergs (RS), assim como agências federais de apoio à ciência, tecnologia e inovação, como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Fapel não tem sofrido cortes ou contingenciamentos que afetem suas atividades, convênios, ações e programas de fomento.

O governador Renan Filho, ao contrário, tem reforçado o compromisso com a instituição e a percebe como fundamental no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social para o Estado de Alagoas.

SOBRE O AUTOR

..