BLOG

Renan é chamado de ‘malandro’ e ‘zumbi’ por maior revista britânica

 

A edição deste sábado da revista The Economist usou adjetivos pesados ao se referir ao cenário político brasileiro,destacando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O semanário britânico chama o senador alagoano de “wheeler-dealer”, gíria que significa malandro ou homem sem escrúpulos. Além de classificar Calheiros de “zumbi político”.

O semanário ainda se refere ao deputado federal Francisco Tenório (PMN), lembrando das acusações contra ele de assassinatos, todas paradas na Justiça de Alagoas.

“Sr. Calheiros é o mais recente exemplo de um fenômeno bem estabelecido no Brasil: o político que pode sobreviver a qualquer número de golpes mortais. Paulo Maluf, condenado por superfaturamento e acusado de pagar propinas na década de 1990 como prefeito de São Paulo, é um caso tão notório que malufar entrou no idioma Português, significando “roubar de fundos públicos”. Ele foi eleito para o Congresso em 2006 e ainda está lá. José Genoino e Francisco Tenório, respectivamente considerado culpado de corrupção (no mensalão ) e sob investigação por homicídio, acabou de substituir congressistas que deixaram os cargos para se tornarem prefeitos. No total, um terço dos legisladores do Brasil, quer tenham sido condenados ou estão sendo investigados por crimes que vão de compra de votos para o roubo de escravista”, diz trecho da matéria em The Economist.

A revista lembra o movimento nacional que pede impeachment de Renan, que supera os 1,5 milhão de assinaturas. Calheiros disse que o movimento é legítimo.

Veja edição, em inglês, da revista The Economist

SOBRE O AUTOR

..